Dinamismo e simplicidade do Prof. Stemmer são resgatados em obra cinematográfica

22/06/2020 16:46

Stemmer recebe o colar de Reitor do Prof. Roberto Mundell de Lacerda.

O Engenheiro e Professor Caspar Erich Stemmer faria 90 anos em 22 de junho, mas não só em datas especiais ele é lembrado. Além das referências frequentes às suas contribuições à educação e à tecnologia no Brasil, como a estátua no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC), o prêmio de inovação que leva seu nome e os títulos obtidos, a produtora GeoFilmes está finalizando um documentário que mostrará o dinamismo administrativo sem esquecer o lado humano de Stemmer, que chegou a ser Ministro da Ciência e Tecnologia (interinamente).

Entre outras funções, Stemmer ocupou cargos nos Governos Federal e Estadual, fundou e presidiu a FEESC – hoje Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação –, foi Secretário Executivo do Tecnópolis (Polo Tecnológico da Grande Florianópolis, referência nacional em incubação de empresas), Diretor do Centro Tecnológico, Chefe do EMC e Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Confira o vídeo produzido pela TV UFSC: Eu faço Parte dessa História – Caspar Stemmer

Nascido em Novo Hamburgo, no dia 22 de junho de 1930, o Prof. Stemmer se graduou em Engenharia Mecânica, Elétrica e Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especializou-se na Universidade Técnica de Aachen, na Alemanha. Colaborou com a implantação da Escola de Engenharia Industrial da UFSC, predecessora do Centro Tecnológico, foi seu Professor e Diretor.

Imagem: Edufsc.

“Muitos o admiram, alguns veem com reticências o seu modo de atuação, mas ninguém desconhece que a nossa instituição floresceu notavelmente durante a sua gestão”, escreveram os Professores Arno Blass e Rogerio Guerra, no artigo “Caspar Erich Stemmer e o Desenvolvimento Científico e Tecnológico no Brasil”, publicado na Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC. O Engenheiro e Matemático Arno Blass foi um colaborador próximo do Prof. Stemmer e narrou, de modo minucioso e comovido, a trajetória do colega do Departamento de Engenharia Mecânica no livro Caspar Erich Stemmer: administração, ciência e tecnologia.

O também Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, Prof. Sergio Gargioni, trabalhou com o Prof. Stemmer, tanto na UFSC quanto no Ministério da Educação, no Premesu (Programa de Expansão e Melhoramento das Instituições do Ensino Superior). Ele lembra quando ambos estavam em Brasília e foram chamados às pressas para uma audiência pelo titular do MEC, Ney Braga. Como dispensara carro oficial e motorista, o Prof. Stemmer quis se deslocar à Esplanada dos Ministérios no seu Fusca  61, mas o carro não pegou. “Ele mesmo abriu o capô e consertou  às pressas, mas não deu tempo de lavar as mãos”, recorda Gargioni.  “Fomos assim mesmo. Na mesa do Ministro tinha uma mesa de mármore branco que ficou toda suja de graxa.”

Stemmer e Gargioni durante a viagem.

Em outro episódio, quando foram à Hungria por conta de equipamentos destinados para as universidades brasileiras, não aceitaram a oferta de passagens e hospedagem em hotel, feita por parte da empresa promotora da visita. Com as diárias limitadas do Premesu, acabaram ficando numa pensão, por uma semana. “Era um espaço bem simples, coisa do Prof. Stemmer”, diz Gargioni. (na foto com Stemmer, durante a viagem).

 

“Semeador de pessoas”

Amante da natureza, o Prof. Stemmer e os familiares transformaram parte do terreno de sua casa num pequeno bosque, cultivando plantas ornamentais e árvores frutíferas oriundas de várias regiões do país. Por essas e outras, recebeu homenagem dos estudantes de Biologia, que catalogaram uma nova espécie com o nome “Myrcia stemmeriana”.

No documentário que será lançado nos próximos meses, há depoimentos de colaboradores e de “crias do Stemmer”, termo usado pelo Prof. Carlos Alberto Schneider, do EMC, para chamar a si mesmo. Juntos, lançaram as bases da Fundação CERTI, entre outras ações visionárias.

“Todo o filme é espontâneo, sem falas ensaiadas, só conversas com pessoas altamente gabaritadas falando com humildade da dedicação absurda de Stemmer à UFSC e a outras instituições. Ele foi um semeador de pessoas”, conta o Diretor Charles Cesconetto da GeoFilmes. 

Confira o teaser da produção: Caspar Erich Stemmer

Stemmer ajudou muita gente não só nas esferas acadêmica e empresarial, mas também pessoal e financeira. Por exemplo: após fazer doutorado na Alemanha, o Prof. Walter Weingaertner, do EMC, voltou para Florianópolis, em 1983, com planos de ir direto a um hotel. Contudo, no aeroporto foi surpreendido pelo Prof. Caspar Erich Stemmer e sua oferta de hospedagem, tendo ficado alguns dias na casa do ex-reitor. Stemmer foi além e estimulou Weingaertner a comprar a casa própria, sugerindo meios e sendo avalista do financiamento da Caixa Econômica Federal. Isso foi decisivo para a fixação de Weingaertner na Capital, onde leciona há mais de 43 anos na UFSC, além de ser supervisor do LMP, consultor da empresa Welle Laser e membro do Conselho Fiscal da Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica e da antiga Escola de Engenharia Industrial.

Reconhecimentos

O Prêmio de Inovação Catarinense concedido periodicamente pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do  Estado de Santa Catarina) leva o nome de Stemmer. Ele participou da cerimônia de premiação nas duas primeiras edições do Prêmio, em 2009 e 2010.

Na foto, o Deputado Estadual Juarez Ponticelli, com Helena Amélia Ramos, Engenheira e esposa de Stemmer, e seus filhos Marcelo e Miriam – o filho Henrique também estava na cerimônia.

O Prof. Stemmer faleceu aos 82 anos, no dia 12 de dezembro de 2012. Dois anos depois, foi homenageado pela Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) com o título de Cidadão Catarinense (in memoriam). 

Em 2015, a UFSC inaugurou uma estátua de Stemmer no pátio do prédio principal da Engenharia Mecânica. Passados cinco anos, espera-se a estreia de um filme no qual o Prof. Fábio Xavier, do EMC, evoca a figura de Stemmer para refletir a respeito de sustentabilidade e do papel da Engenharia e da Universidade no desenvolvimento nacional. Por meio de entrevistas com diversas pessoas que foram próximas a Stemmer, o documentário visa resgatar a memória deste pioneiro que deixou um solo fértil para inspirar as novas gerações.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

  • Engenheiro Mecânico‐Eletricista e Engenheiro Civil , graduado em 1953 na Escola de Engenharia da UFRGS
  • Especialista pela Technische Hochschule Aachen– Alemanha, 1958

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS

  • Professor (1964-69) e Diretor (1965-69) da EEI
  • Coordenador do Premesu do MEC, de 1974 e 1976
  • Diretor do Centro Tecnológico da UFSC, de 1970 até 1974
  • Reitor da UFSC – de 1976 até 1980
  • Professor Titular do Curso de Engenharia Mecânica, UFSC, de 1979 a 1997
  • Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, 1992 a 1994
  • Secretário Executivo do MCT, de 1994 a 1995
  • Titular da Secretaria de Desenvolvimento Científico do MCT, 1995

 PARTICIPAÇÃO EM SOCIEDADES CIENTÍFICAS E/OU PROFISSIONAIS

  • Academia Nacional de Engenharia
  • Associação Catarinense de Engenheiros
  • Associação Alemã de Engenheiros VDI – Verein Deutscher Ingenieure
  • Associação Brasileira do Ensino de Engenharia
  • Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – Membro Honorário
  • American Society for Engineering Education

 DISTINÇÕES, PRÊMIOS, PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

  • Medalha da Inconfidência, concedida pelo Governo de Minas Gerais, por serviços a UFMG, em 1976.
  • Professor Honorário da Universidade Autônoma de Guadalajara – México, título concedido em 1977.
  • Medalha “Andrés Bello” da Universidade do Chile, concedida em 1979.
  • Homenagem pela denominação de nova espécie, Myrcia Stemmeriana –Flora Ilustrada Catarinense, 1977.
  • Cidadão Honorário da Rheinische – Westfalische Technische Hochschulede Aachen, República Federal da Alemanha, 1980.
  • Prêmio “Anísio Teixeira”, concedido em 1986 pela CAPES, por relevantes serviços prestados à educação.
  • Medalha da Ordem de Rio Branco no grau de Comendador – Itamaraty, Brasília, 1987.
  • Membro da Comissão de Instalação da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, 1966.
  • Título de Professor Emérito, concedido em 1993, por ocasião dos “200 anos de Ensino Regular de Engenharia no Brasil” – CREA/RJ, IME, UFRJ.
  • Admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de Comendador, em 1996.
  • Admitido na Ordem do Mérito Naval, no grau de Oficial em 1996.
  • Título de Professor Emérito, concedido pelo Conselho Universitário da UFSC, em 1999.
  • Cidadão Honorário de Florianópolis, título concedido em 1999.
  • Condecoração Anita Garibaldi, concedida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, em 2009.
  • Cidadão Catarinense (in memoriam), título concedido pela Alesc em 2014.

LIVROS

  • “Projeto e Construção de Máquinas” Editora Globo, Porto Alegre, 1974
  • “Ferramentas de Corte I e Ferramentas de Corte II, Editora da UFSC, Florianópolis, Série Didática, 1987 e 1992.

Fonte: Heloisa Dallanhol, Coordenadora da Equipe de Divulgação EMC/UFSC. Acesse a matéria completa: Dinamismo e simplicidade do Prof. Stemmer serão resgatados por filme

Tags: Caspar Erich StemmerCTCDepartamento de Engenharia MecânicaStemmerufscUniversidade Federal de Santa Catarina