Acordo com Universidade de Bremen abre portas para estágios e pós-graduação na Alemanha

27/09/2020 14:14

Menos de um ano depois da formatura no curso de Engenharia de Materiais, em setembro de 2020 Ana Luiza Fiates iniciou o doutorado na Universidade de Bremen (UB em futuras citações). Puro mérito? Dedicação? Planejamento da carreira? Sim, isso tudo associado ao apoio recebido de professores, durante e após sua graduação na UFSC.

Uma vez aprovada como doutoranda no Institut für Mikrosensoren, – aktoren und – systeme (IMSAS) da universidade alemã, Ana Luiza lembrou de agradecer ao Prof. Aloisio Nelmo Klein, “pela ajuda durante toda a graduação, desde o meu primeiro ano como bolsista de Iniciação Científica no LabMat, e pela parceria desenvolvida entre o curso de Engenharia de Materiais com a Universidade de Bremen, que me deu experiência e me auxiliou a conseguir mais facilmente outro intercâmbio na Alemanha e um PhD”.

Ainda vigente e renovado constantemente, o acordo de cooperação entre o Instituto de Cerâmica Avançada da Universidade de Bremen (na época coordenado pelo Prof. Georg Grathwohl) e o Departamento de Engenharia Mecânica UFSC, já proporcionou o intercâmbio de mais de 180 alunos graduação e vários de pós-graduação desde sua criação em 2005. A principal motivação do estabelecimento da parceria foi oferecer vagas de estágios de graduação no exterior para os estudantes de Engenharia de Materiais e de Engenharia Mecânica da UFSC. Mas também muitos pós-graduandos se beneficiaram do convênio, coordenado pelo Prof. Aloisio Klein, também coordenador do LabMat (Laboratório de Materiais).

“No primeiro ano enviei apenas uma aluna para fazer estágio em Bremen. O Prof. Grathwohl me havia dito, na minha primeira visita ao Keramik Institut, que poderíamos inicialmente fazer uma experiência e, dependendo do resultado, as vagas seriam ampliadas. No ano seguinte, ele já ofereceu 8 vagas, pois gostou muito do desempenho da primeira estagiária, que se chamava Suelen Barg (natural de Brusque, atualmente professora concursada da Universidade de Manchester, na Inglaterra). Outros institutos que trabalham na área de processos de fabricação e materiais na Universidade de Bremen foram entrando na parceria e o número de vagas para alunos de graduação foi crescendo, atingindo 18 por ano. Quando entrou o programa Ciências Sem Fronteiras, voltou a diminuir um pouco.”, conta o professor Klein. Segundo ele, um aspecto muito positivo nesta parceria com a Universidade de Bremen é que os estagiários recebem uma ajuda financeira (de 400 a 600 Euros) na forma de bolsa.”

Estágios

Graduandos em Engenharia de Materiais, que ingressaram até 2017.2, cumprem um currículo trimestral com 6 estágios curriculares (de 14 semanas cada). Ana Luiza foi estagiária no LabMat, na Nanovetores S.A., na Inside Medical, na Fundação CERTI, no Advanced Ceramics Group da UB e no Departamento de Bioengenharia da Technische Universität München. “Passei todo o tempo livre do último estágio me preparando para vagas de doutorado na Alemanha, desenvolvendo meu currículo, cartas de motivação, procurando institutos, grupos de pesquisa e vagas que me cativassem: institutos e empresas que fossem referência na área de Engenharia Médica/Bioengenharia”.

Aos 22 anos, a pesquisadora associada desenvolve doutorado no IMSAS, inicialmente com dois projetos, sendo um deles voltado a micro sistemas acústicos para aplicações médicas. “Estou muito feliz com o meu ambiente de trabalho e pesquisa, na área médica como havia procurado.  A parceria desenvolvida pelo Prof. Klein foi de extrema importância para meu desenvolvimento acadêmico e pessoal”, conclui Ana Luiza, natural de Florianópolis.

Matéria correlata: http://emc.ufsc.br/portal/2020/07/defesa-de-tcc-ratifica-importancia-da-colaboracao-com-universidade-alema/

Veja a notícia original neste link.

Fonte: Divulgação EMC/UFSC

Tags: acordos internacionaisAlemanhaUniversidade de BremenUniversidade Federal de Santa Catarina