11 pesquisadores do CTC aparecem entre os mais influentes do mundo em ranking internacional

17/11/2020 16:11

Uma pesquisa conduzida por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, identificou os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. O estudo utiliza as citações da base de dados Scopus até 2019, e foi publicado no Journal Plos Biology, em 16 de outubro de 2020.

O estudo trabalha com dois rankings distintos: um que analisa o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira (ver tabela S6) e outro ranking que analisa os impactos durante o ano de 2019 (ver tabela S7). A UFSC tem 14 representantes no primeiro ranking, e 20 pesquisadores no segundo.

Segundo o ranking de carreiras – o que demonstra o impacto da pesquisa de toda a vida dos cientistas –  o Brasil possui 600 representantes e a UFSC tem 14 pesquisadores elencados.  Desses 14 nomes, 7 são vinculados ao Centro Tecnológico (CTC):

Já no ranking que contém dados apenas do ano de 2019, aparecem 853 cientistas brasileiros, sendo 20 pesquisadoras e pesquisadores da UFSC. Desses, 9 são do CTC:

Os dados presentes nas tabelas incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos de acordo com o índice de citação composta (quando as autocitações são incluídas e/ou quando não são incluídas). Além disso, na atualização, as Tabelas S6 e S7 também incluem cientistas que não estão entre os 100 mil melhores de acordo com o índice composto, mas estão entre os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal, entre aqueles que publicaram pelo menos cinco artigos.

O banco de dados criado pelos cientistas da Universidade de Stanford possui os principais cientistas do mundo com base em métricas de citação padronizadas, como informações sobre citações, índice H, coautoria e um indicador composto.

>>Leia a matéria completa no site da UFSC

Mais informações:

Confira o estudo completo

Acesse os dados utilizados na pesquisa

Fonte: Notícias UFSC

Tags: Centro TecnológicoPesquisaPesquisadores mais influentesUniversidade Federal de Santa Catarina