Equipe da UFSC concorre a título mundial em competição ecológica

23/11/2020 13:14

A E3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética ganhou a etapa das Américas da competição Pitch The Future – Decarbonising the Home da Shell Eco-Marathon, que visa propor uma solução ecológica e inteligente no âmbito da descarbonização de casas. Agora, o time da UFSC tenta o título mundial, definido por voto popular.

Para votar, clique aqui. [A votação vai até hoje, 23 de novembro de 2020, às 20h59min do Horário de Brasília]

Representante da UFSC e do Brasil entre equipes de diversos países, a E3 criou um site que serve de base e consulta para aos usuários, arquitetos e engenheiros que irão construir uma casa. O usuário indica a cidade que irá construir e o site fornece informações de materiais que irá utilizar na construção, substitutos sustentáveis e ecológicos juntamente com lojas próximas onde esses materiais podem ser encontrados.

A E3 participa da Shell Eco Marathon competindo ao desenvolver carros mais sustentáveis que consumam menos combustível e percorram maiores distâncias. Entretanto, devido à pandemia, não foi possível que as equipes levassem seus protótipos para a pista, e a Shell lançou desafios para manter os estudantes engajados. Um destes consistiu em apresentar uma proposta para construir ou tornar casas mais amigáveis ao meio ambiente, reduzindo a emissão de CO2.

Na primeira parte da competição a E3 bateu equipes de engenharia de todo o continente americano, e agora está na final contra a Europa e a Ásia.

Sobre a E3

Criada em 2009, a E3 é uma equipe de competição formada por estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina que busca desenvolver e implementar tecnologias que levem a alta eficiência energética, colaborando para a construção de um mundo mais sustentável.

Saiba mais sobre eles na página da equipe.

Fonte: Notícias UFSC

Tags: Centro TecnológicoE3 UFSCPitch The Future – Decarbonising the Home da Shell Eco-MarathonUniversidade Federal de Santa Catarina