Professores do CTC integram consórcio de pesquisa internacional

25/11/2020 15:56

Os docentes do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora Cíntia Soares  professor Natan Padoin, integram o projeto “PhotoReAct: Photocatalysis as a Tool for Synthetic Organic Chemistry”, consórcio de pesquisa internacional coordenado pela Universitei van Amsterdam (Países Baixos) e financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) Innovative Training Networks (ITN), com duração de quatro anos (janeiro de 2021 a dezembro de 2024). A UFSC é a única instituição da América Latina nesta rede de pesquisa.

A UFSC integrará o conselho supervisor do consórcio e oferecerá treinamento avançado a doutorandos financiados pela rede PhotoReAct. Além disso, pesquisa colaborativa será desenvolvida entre o Laboratório de Materiais e Computação Científica da UFSC (LabMAC), no qual os docentes atuam juntamente com o professor Humberto Gracher Riella, e as demais instituições que integram o consórcio. “Trata-se de uma ação de internacionalização de longo alcance com impacto positivo para o LabMAC, o Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ) e a UFSC”, destaca o professor Padoin.

Além da Universiteit van Amsterdam e da UFSC, o projeto conta com a participação de outras 23 instituições: University of Saint Andrews, University of Bologna, Leipzig University, Polish Academy of Sciences, University of Zurich, University of Manchester, Centre National de la Recherche Scientifique, University of Pavia, Westfälische Wilhelms-Universität Münster, EcoSynth, Johnson Matthey Plc, Cominnex, Janssen Research & Development, CNRS – Laboratoire Hétérochimie Fondamentale et Appliquée, Columbia University, University of Michigan, University of Wiscosin-Madison, University of California – Riverside, Université de Montréal, Tokyo Institute of Technology, Galapagos, Syngenta, Creaflow.

Fonte: Notícias UFSC

Tags: Centro TecnológicoConsórcio InternacionalDepartamento de Engenharia Química e AlimentosPhotoReAct: Photocatalysis as a Tool for Synthetic Organic ChemistryUniversidade Federal de Santa Catarina