Alunos da UFSC ganham competição mundial de sustentabilidade da Shell

18/12/2020 01:50

 

Batendo 131 equipes dos mais variados países, a E3 – Equipe UFSC de Eficiência Energética venceu uma das mais importantes competições mundiais para estudantes de Engenharia, a Shell Eco-marathon, na categoria Decarbonizing the Home. O resultado foi anunciado na quinta-feira, 10 de dezembro, e, somado à vitória da equipe no continente americano, renderá premiação no valor de US$ 2.250,00.

“Com o site que criamos, esperamos impactar positivamente três entidades: a pessoa que quer construir uma casa de forma mais sustentável e consciente; o produtor de materiais sustentáveis e locais, conectando os mesmos diretamente ao consumidor; e os pesquisadores e inventores de novos materiais sustentáveis, alavancando suas pesquisas e vendas com a visibilidade do site”, resume o capitão da E3, Lucas Fonseca Pitta, que cursa graduação em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No total, a equipe tem 27 membros, a maioria do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (incluindo o curso de Engenharia de Materiais). “Mas é bem diversa, pois temos participantes de áreas como Engenharia Química, Jornalismo, Biologia, Engenharia de Produção Elétrica… A gente vai investir a premiação na equipe e, se der, na concretização do site proposto na competição. Até recebemos proposta de uma empresa para tornar ele realidade, comenta Matheus Eduardo, diretor de Marketing da E3. O grupo é orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica Henrique Simas.

O desafio apresentado pela Shell foi como “descarbonizar a casa”, ou seja, como diminuir a pegada de produção de gás carbônico na construção civil e reduzir o consumo energético de forma geral. “Para garantir um bom resultado, levantamos uma dúzia de ideias diferentes e demos notas para cada uma delas seguindo a pontuação oficial do desafio. A ideia com maior nota, de uma plataforma que te ajuda a construir uma casa comum de uma forma mais sustentável, foi escolhida para ser desenvolvida pelo time”, explica Lucas. “Quando o usuário entra na plataforma, ele indica onde irá construir e quais materiais ele e seu engenheiro estão pensando em usar. Usando seu banco de dados e as informações que o usuário forneceu, o website dá ideias de materiais alternativos aos tradicionais, que são mais sustentáveis, assim como suas propriedades. Com a localização da obra, o site pode informar quem são os produtores dos materiais mais próximos ao local da construção, o que reduz emissões no transporte da carga e fomenta o mercado local. Por fim, como muito dos materiais das construções é desperdiçado, a plataforma indica o que fazer com os mesmos, seja uma forma de reutilizá-los, de dar descarte correto ou repassá-los a uma empresa de reciclagem regional.”

Sobre a competição

Nos últimos 35 anos, a Eco-Marathon foi promovida pela Shell para fornecer soluções de energia cada vez mais limpas. O programa acadêmico global reúne estudantes de todo o mundo para projetar, construir e operar alguns dos veículos mais eficientes em energia do mundo. Em 2020, foi realizada a distância por meio da Pitch the Future, competição totalmente nova baseada em quatro desafios do mundo real: carregamento de bateria de veículos elétricos; descarbonização do frete rodoviário; descarbonização da casa; e rastreamento e redução das emissões de gás carbônico dos veículos.

Todos os participantes apresentaram suas ideias ao vivo para uma equipe de especialistas do setor. Os destaques dos pitches foram disponibilizados online para o público ver e votar em sua ideia favorita. Na categoria da E3, havia também finalistas italianos e indianos, que disputaram voto a voto a preferência popular. O resultado foi anunciado numa cerimônia online, no dia 10 de dezembro [Vídeo disponível neste link].

 

Confira a matéria original aqui.

Texto: Heloisa Dallanhol

Fonte: Divulgação EMC/UFSC

Tags: Centro TecnológicoE3 UFSCPitch The Future – Decarbonising the Home da Shell Eco-MarathonUniversidade Federal de Santa Catarina