UFSC é premiada por parceria inovadora com indústria de aço

28/04/2021 16:48

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) venceu o troféu iNO.VC ArcelorMittal de Inovação Digital, na categoria Academia e Inovação Aberta Científica, premiação do segmento de aços planos criada para reconhecer destaques dos ecossistemas de inovação de Santa Catarina e do Espírito Santo. O trabalho da universidade foi reconhecido junto a outras 23 iniciativas dos dois estados.

A ArcelorMittal – empresa multinacional de aço – possui projetos em parceria com a UFSC, com destaques para trabalhos conduzidos pelo professor Carlos Augusto Silva de Oliveira, do Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro Tecnológico (CTC), e pelo professor Modesto Hurtado Ferrer, do curso de Engenharia Automotiva, da UFSC Joinville.

De acordo com o professor Oliveira, a parceria do laboratório com a empresa tem mais de 10 anos. Neste período, foram defendidas três dissertações de mestrado e uma tese de doutorado por colaboradores da ArcelorMittal. Atualmente há uma dissertação em andamento. “Esta parceria, durante estes anos mostrou-se uma experiência agradável e enriquecedora, pois ambas as partes aprenderam: a UFSC propiciou aos estudantes capacitação teórica para soluções de problemas e eles nos mostraram a realidade e as demandas da indústria”, registrou.

Entre os estudos mais recentes orientados pelo professor está uma pesquisa sobre as influências dos parâmetros de processo empregados em um ciclo de recozimento e galvanização nas propriedades mecânicas e microestruturas do aço 22MnB5, o mais utilizado pela indústria automotiva na estampagem a quente. A pesquisa, de autoria de Fabrício Moreira Cerqueira, foi defendida em 2018. Outros trabalhos, um deles uma dissertação em andamento, focam em problemáticas específicas relacionadas a diferentes tipos de materiais fabricados na indústria.

Para o secretário de Inovação da UFSC, Alexandre Moraes Ramos, a parceria entre universidade e empresa permite que a instituição desenvolva suas ações de ensino, pesquisa e extensão, além de formar profissionais cada vez mais capacitados para atuar na indústria e no mercado. “Esse prêmio demonstra que a relação entre universidade e empresa é viável, profícua e pode gerar resultados significativos tanto para a empresa quanto para a universidade”.

Fonte: Notícias UFSC

Tags: ArcelorMittalCentro TecnológicoInovação DigitalSINOVAUniversidade Federal de Santa Catarina