Iniciativa solidária da UFSC ganha espaço em simpósio de biomecânica aplicada de Minas Gerais

14/06/2021 12:35

O Projeto Rendi, desenvolvido pela Enactus UFSC no Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou espaço no I Simpósio de Biomecânica Aplicada (SIMBA) na última sexta-feira, 11 de junho de 2021. A iniciativa, recém-lançada e apresentada no evento, tem como objetivo produzir e doar próteses mecânicas acessíveis de mãos e braços, feitas a partir de impressão 3D, para crianças e adolescentes. Esta primeira edição do Simpósio teve como tema “A Engenharia a serviço da saúde”.

O SIMBA é organizado pelo núcleo de estudos “Biomecânica Aplicada à Reabilitação Humana” (BEARH) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. O evento aconteceu em modo on-line, devido às condições sanitárias da pandemia da COVID-19, e contou com a presença de vários pesquisadores atuantes na área de biomecânica aplicada, incluindo médicos, engenheiros, fisioterapeutas, neurocientistas, neuroengenheiros e empresários.

Criado em dezembro de 2020, o Projeto Rendi atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 3 na Organização das Nações Unidas (ONU), referente a “saúde e bem-estar”. Isso porque visa proporcionar mais autonomia à vida de jovens e infantes.

Fique por dentro do Rendi através dos @projetorendi e @enactus.ufsc no Instagram. Veja também o que rolou no simpósio da UFLA pelo @bearh.br.

Tags: Centro TecnológicoDepartamento de Engenharia Mecânica (EMC)Enactus UFSCProjeto RendiUniversidade Federal de Santa Catarina