Longa-metragem sobre ex-diretor do CTC estreia dia 22/06

14/06/2021 17:34

A vida e trajetória de Caspar Stemmer, professor de Engenharia Mecânica e ex-diretor do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi eternizada em um longa-metragem, que estreia no dia 22 de junho de 2021, à ocasião de seu aniversário. O filme “Caspar Erich Stemmer” é um documentário de 90 minutos produzido pela Geofilmes Produções e dirigido por Charles Cesconetto.

Stemmer é reconhecido como um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento industrial do Estado de Santa Catarina, sendo o precursor do polo de tecnologia de Florianópolis, hoje um dos principais do país. Além de diretor do CTC, atuou como Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) e reitor da UFSC (1976-1980). Também instituiu e presidiu a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), atual “Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”. Suas ideias influenciaram grandes mudanças no ensino superior brasileiro. Por conta disso, durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), entre 1994 e 1995, chegou a ser Ministro de Ciência e Tecnologia.

A ideia de realizar um documentário sobre o docente surgiu em 2018, durante a realização de outro filme, “Ilha Inovação Sustentável”, que aborda o lado transformador e ecológico da Ilha de Santa Catarina. Durante as gravações daquele documentário, o nome de Stemmer foi citado por diversos entrevistados. Mais do que um filme biográfico, “Caspar Erich Stemmer” sugere um olhar histórico a respeito da trajetória do ensino superior brasileiro na segunda metade do século XX.

De acordo com Cesconetto, o longa serve de inspiração às novas gerações e chama a atenção para a necessidade de se pensar novas perspectivas para a educação, sem esquecer as referências do passado. A obra, dirigida por ele, mostra que o Prof. Stemmer, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país, também dedicava atenção ao meio ambiente. Em seu período na UFSC, liderou o plantio de árvores no Campus Central.

A construção narrativa conta com depoimentos de diversos professores da UFSC. Entre eles, Carlos Alberto Schneider e Fábio Antônio Xavier, ambos do EMC. Parcialmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e realizado com o apoio cultural da Flex Contact Center, da rede de cinemas Cinesystem e da Rá Incorporações, o filme será transmitido ao vivo no YouTube, às 20 horas.

Para assistir, acesse este link.

Fontes: Geofilmes e Alumni EMC

Tags: Caspar Erich StemmerCentro TecnológicodocumentárioFEESCfilmelonga-metragemUniversidade Federal de Santa Catarina