Software desenvolvido na UFSC integra mapas e informações sobre infraestrutura

06/07/2021 14:36

O Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu um software para criação de mapas que incorporam informações sobre infraestrutura, além de outros dados geoespaciais. Chamado Mapear, o programa foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em nome da UFSC, de modo a possibilitar o uso da ferramenta por terceiros.

O LabTrans, no decorrer de sua atuação em estudos e projetos de transportes e logística, faz o intenso uso de tecnologias de georreferenciamento. Devido a essas atividades e primeiramente buscando maior produtividade para suas equipes, o grupo desenvolveu o Mapear. O software se tornou uma ferramenta de uso intenso nas atividades do LabTrans e amplamente utilizada por boa parte dos seus parceiros.

O Mapear é destinado à criação de mapas voltados a estudos de viabilidade de negócios, apresentações corporativas ou acadêmicas, trabalhos científicos, publicações em sites e afins. A importação e a exportação de arquivos ocorrem em diferentes formatos, típicos de aplicações contendo dados geoespaciais. É possível a exportação de mapas nos formatos raster ou vetorial.

O maior diferencial do Mapear está em suas informações com alto valor agregado; os dados disponibilizados são fidedignos, obtidos por meio de estudos realizados por renomados institutos de pesquisas, sendo compilados e trabalhados para facilitar ao máximo o acesso.

Em sua versão básica, o programa possui camadas políticas, geográficas e de infraestrutura. Camadas adicionais podem ser incluídas ou desenvolvidas mediante solicitação à equipe do Mapear. O programa faz o cruzamento dos dados georreferenciados importados com uma enorme quantidade de informações de diversos tipos, por exemplo, socioeconômicas, socioambientais e de infraestrutura, possibilitando, assim, análises e projeções de diversas aplicações.

O Mapear possui capacidade de organização corporativa de uma base de dados georreferenciada. Dessa maneira, ao invés de cada colaborador da empresa possuir seu repositório na própria máquina ou ainda um repositório de arquivos compartilhados, o Mapear centraliza os dados em armazenamento de banco de dados (SGBD), podendo ser em SQL-Server ou PostgreSQL. Essa característica da solução garante uma base de dados georreferenciada de forma corporativa, facilitando a gestão de conhecimento na empresa.

Outro conjunto de funções do Mapear é a transposição de informações comuns, que estão em planilhas, para dados espaciais de maneira extremamente ágil e sem demandar conhecimento de geoprocessamento ou de banco de dados.

Fonte: Notícias UFSC, com informações do núcleo de comunicação do LabTrans/UFSC

Tags: Centro TecnológicoLabtransMapearUniversidade Federal de Santa Catarina