Ações online da Direção do Centro Tecnológico durante a pandemia de COVID-19

15/05/2020 14:24

A equipe da Direção do Centro Tecnológico tem desenvolvido diversas atividades remotas com estudantes, professores e servidores técnico-administrativos (STAEs) em função da situação atual decorrente das medidas de isolamento social que estão em vigor na Universidade Federal de Santa Catarina desde 18 de março de 2020 devido à pandemia do novo Coronavírus.  

Na última quarta-feira, 13, o Diretor, Edson De Pieri, e o Vice-Diretor, Sérgio Peters, realizaram duas conversas online por meio da plataforma de videoconferência BigBlueButton. A primeira aconteceu no período matutino, às 10h00, com os docentes e STAEs do Centro de Ensino. Foi realizada uma apresentação da plataforma e foram compartilhadas experiências sobre o uso para o ensino não presencial, assim como as ferramentas e funcionalidades. 

A reunião contou com a presença do analista de sistemas da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), Guilherme Arthur Geronimo, que monitorou a performance do programa. Diversas outras sugestões de modelos e ferramentas de ensino a distância foram pontuadas e discutidas pelo grupo. 

Em um momento de adaptação ao “novo normal”, como destacou o Reitor Ubaldo Balthazar em entrevista ao Notícias UFSC, os professores Edson De Pieri e Sérgio Peters frisam “a importância de aproveitarmos o momento para nos prepararmos para um ensino não presencial, que pode ser disponibilizado aos alunos de imediato, opcionalmente, e que, possivelmente, precisará ser disponibilizado para atender alunos e professores em grupo de risco, mesmo após o retorno presencial”. 

O resumo e a gravação reunião, com as observações e ferramentas discutidas, estão disponíveis para acesso: Súmula da sessão de compartilhamento de experiências sobre a ferramenta BigBlueButton (BBB)

O segundo encontro virtual aconteceu no período da tarde, às 14h00, com os estudantes. Pontos específicos foram discutidos, com base, principalmente, na situação atual dos discentes, os principais problemas identificados até o momento e possíveis soluções. Grande parte das questões ainda não tem um plano definido pela UFSC. O Diretor e o Vice-Diretor deixaram as portas abertas para sugestões, pois “tendo em vista a complexidade do momento, não existe uma solução única que atenda a todos ao mesmo tempo e não se quer prejudicar ninguém”. 

A sessão ampliada com os estudantes, é uma primeira experiência que pode ser repetida periodicamente, conforme interesse e necessidades. O resumo da discussão e o registro da segunda parte, também estão disponibilizados: Súmula da reunião com os alunos do CTC sobre a situação, no CTC e na UFSC, decorrente das medidas de isolamento social em vigor desde 18/3/2020.

Em compromisso com a transparência e a comunicação neste período de incertezas, a Direção segue realizando conversas e discussões com os membros do Centro Tecnológico. Continue acompanhando pelos nossos canais oficiais: site e página do Facebook.

Tags: ações onlineCentro TecnológicoCoronavírusufsc