Docentes são autores de obra sobre mecanismos e aplicações em robótica

16/06/2020 18:31

Imagem: Edufsc.

Lançado em fevereiro deste ano, o livro Mecanismos: síntese e análise com aplicações em robótica aborda a teoria de mecanismos de um ponto de vista geométrico, em contraste com a perspectiva analítica. “Acreditamos que o enfoque geométrico é o enfoque mais didático e o que torna a teoria de mecanismos e as suas implicações mais próximas do estudante e do pesquisador”, dizem os autores, Daniel Martins e Estevan Hideki Murai, ambos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Os dois professores juntaram suas experiências no ensino e na pesquisa, para abordar conceitos iniciais, métodos para análise cinemática e estrutural de mecanismos e métodos para projetos através da síntese do número, do tipo e dimensional. A obra é dividida em três partes: introdução à teoria de mecanismos, análise de mecanismos e síntese de mecanismos.

Na primeira parte são apresentados os conceitos introdutórios da teoria de mecanismos que servirão como base para análise e projeto de mecanismos, incluindo o jargão imprescindível para a comunicação entre os estudantes e o professor. “Tanto o jargão quanto o conjunto de conceitos apresentados são importantes também para as disciplinas subsequentes de projeto mecânico, como elementos de máquinas e metodologia de projeto, por isso recomendamos que o leitor dedique atenção especial nesta parte do livro”, escreveram os autores no prefácio.

Na segunda seção, estão os conteúdos de análise de mecanismos. Na análise de quadriláteros articulados, estão incluídos tópicos importantes, como o critério de Grashof e a qualidade de transmissão. Na análise estrutural de mecanismos, apresentam-se conceitos como conectividade e redundância que são utilizados em projeto de robôs. E na análise cinemática de mecanismos, é apresentado o método para fazer a análise cinemática de posição, velocidade e aceleração de um mecanismo.

Já na terceira parte, são discutidas as ferramentas para projeto de mecanismos. Entre os temas abordados, estão a síntese do número, a síntese do tipo, a síntese dimensional de quadriláteros para duas e três posições. Também são apresentados métodos para a  síntese dimensional de quadriláteros para geração de função e manivela-balancim.

“Este livro foi estruturado com dois enfoques que são apresentados nesta ordem: análise e síntese. No entanto, dependendo do tempo para ministrar a disciplina e a critério do professor, pode-se trocar a ordem de forma a apresentar uma parte analítica primeiro e, em seguida, projetos de mecanismos mais simples que necessitem utilizar a teoria analítica passada”, lê-se no prefácio.

Sobre os autores

Daniel Martins se graduou em Engenharia Mecânica na UFSC (1992), e na mesma instituição fez Mestrado (1993) e Doutorado (2002) também em Engenharia Mecânica. Tem Pós Doutorado no King’s College of London (2011-2012). Foi Professor Visitante na Universidade Eduardo Mondlane em Maputo Moçambique, dentro do convênio Brasil-Alemanha-Moçambique (UFSC-GTZ-UEM) em 1994-1995; e Honorary Scholar da Universidade de Melbourne em 1999-2000. Desde os anos 90 é Docente, inicialmente na Universidade Federal do Paraná e hoje na Universidade Federal de Santa Catarina (Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e supervisor do Laboratório de Robótica prof. Raul Guenther).

Estevan Hideki Murai é graduado em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010), tem Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2013) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC (2019), tendo realizado Doutorado Sanduíche na University College London em 2017. Foi professor substituto do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC no período 2013/2014 e professor substituto do Departamento de Expressão Gráfica da UFSC no período 2018/2019. Hoje é professor adjunto deste Departamento e membro do Laboratório de Robótica prof. Raul Guenther da UFSC.

Como adquirir o livro

A obra Mecanismos: síntese e análise com aplicações em robótica está disponível na Editora da UFSC e, até dia 21/06/2020, possui desconto na Feira do Livro.  Compre a obra clicando aqui.

Fonte: Equipe de Divulgação do EMC/UFSC e Notícias UFSC. Acesse a matéria: Livro sobre mecanismos e aplicações em robótica resulta de 40 anos de docência.

Tags: Departamento de Engenharia MecânicaDepartamento de Expressão GráficaEditora UFSCEdufscufscUniversidade Federal de Santa Catarina