Laboratório de Segurança em Computação realiza processo eleitoral do Conselho Superior do MPF

22/06/2020 15:08

Da esquerda para a direita, Dr. Darlan Airton Dias (Comissão Eleitoral MPF) e Dr. Antônio Carlos Pessoa Lins (Presidente da Comissão Eleitoral MPF).

O Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC), em parceria com a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), irá realizar as eleições para renovação parcial do colegiado do Ministério Público Federal (MPF). A UFSC foi procurada por sua experiência e expertise em segurança da informação, e irá disponibilizar recursos de computação, sistemas e orientação presencial para garantir a segurança do processo eleitoral. Ao todo, estão previstas duas eleições: dia 23 (Colégio de Procuradores), com 1.152 eleitores, e 30 de junho (pares), com 72 eleitores.

Nesta quinta-feira, 18 de junho, foi realizada a cerimônia de formatação do computador que irá hospedar o processo eleitoral, com a presença do subprocurador-geral da República Antonio Carlos Pessoa Lins, presidente da Comissão Eleitoral e Apuradora do Conselho Superior do MPF, o procurador da República Darlan Airton Dias, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPF, e o professor da UFSC Jean Everson Martina. Conforme protocolo do LabSEC, fazem parte da cerimônia os processos de preparação do hardware (servidor), instalação do software (programa Helios, desenvolvido pela Universidade de Harvard, dos EUA, e pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica), configuração para as duas eleições e protocolos de segurança.

Da esquerda para a direita, Fernando Lauro Pereira (Coordenador de Certificação Digital da Sala Cofre UFSC), Dr. Antônio Carlos Pessoa Lins (Presidente da Comissão Eleitoral MPF), Dr. Darlan Airton Dias (Comissão Eleitoral MPF) e Henrique Ribeiro (SeTIC UFSC)

Depois de terminada a cerimônia, Pessoa Lins acompanhou o professor Jean Martina até a sala-cofre, onde o computador ficará guardado com vários lacres de segurança. Esse computador lacrado só poderá ser ligado e acessado com as senhas geradas pelo sistema e entregues ao presidente da Comissão Eleitoral e Apuradora. “Fiquei impressionado com o nível de segurança, um aparato que nos remete a alta tecnologia que já existe no nosso país”, disse o subprocurador Pessoas Lins, depois de ultrapassar cinco níveis de segurança para chegar à sala-cofre onde ficará instalado o computador.

O programa Helios, administrado pelo LabSEC da UFSC, foi escolhido por ser um software reconhecido mundialmente pela excelência em segurança e auditabilidade. A criptografia homomórfica do software permite que o eleitor verifique se seu voto foi depositado corretamente; que todos os votos depositados na urna sejam exibidos publicamente em sua forma criptografada; e que qualquer pessoa possa verificar que os votos depositados na urna foram corretamente apurados.

Como funciona

Os procuradores federais receberão, nos dias das votações, um e-mail enviado pelo sistema da UFSC, que irá levar o usuário ao portal do MPF, para realizar seu login e então acessar o sistema de Cabine de Votação do LabSEC e votar. É o mesmo sistema que a UFSC já utilizou, em 2018 e 2019, em eleições para o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), incluindo a eleição para Procurador-Geral do Estado de Santa Catarina. Uma versão simplificada desse sistema já é utilizada para a realização de eleições internas da UFSC, como as de chefia de departamento, por meio do sistema e-Democracia.

“Essa cooperação entre MPF e UFSC é um caso clássico de extensão universitária, de entregarmos a uma outra instituição pública um serviço que é resultado de um processo interno, transformando a tecnologia que desenvolvemos em utilidade pública”, disse o professor Jean Martina.

“É uma parceria importante para a instituição, pois fomos procurados graças ao conhecimento e à infraestrutura de alta disponibilidade e segurança”, salienta Fernando Lauro Pereira, coordenador da Sala Cofre.

Fotos: Adauri Antunes Barbosa (MPF) via Notícias UFSC.

Fonte: Notícias UFSC e Ascom PR/SC. Acesse a matéria na íntegra: Laboratório de Segurança em Computação da UFSC realiza processo eleitoral do Conselho Superior do MPF

Tags: Conselho SuperiorCoordenadoria de Certificação Digital da Sala CofreLabSECMPFufscUniversidade Federal de Santa Catarina