UFSC sobe para a nona posição entre as melhores universidades da América Latina

07/07/2020 17:43

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) subiu da 12ª para a nona posição no ranking elaborado pelo Times Higher Education (THE). Dentre as dez melhores universidades da América Latina, a UFSC é a terceira melhor instituição federal brasileira, atrás apenas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), empatadas na quinta colocação. A notícia foi divulgada pelo Portal UOL nesta terça-feira, 7 de julho.

O Brasil possui no ranking, sete das 10 melhores universidades da América Latina. Em 2019, eram seis. Dentre as brasileiras, a UFSC é a única da região Sul.

As 10 melhores Universidades da América Latina

1º – Pontificia Universidad Católica de Chile, Chile

2º – Universidade de São Paulo (USP), Brasil

3º – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

4º – Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México

5º – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil *

5º – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Brasil *

7º – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brasil

8º – Universidade do Chile, Chile

9º – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

10º – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil

*As duas universidades aparecem na mesma posição.

Há 13 indicadores de desempenho utilizados para formular o ranking latino-americano, incluindo o ambiente de ensino, a internacionalização, a inovação, o número de pesquisas, o volume investido nos estudos e as citações, ou seja, a influência das pesquisas. A metodologia é a mesma empregada para avaliar universidades em escala global, mas os pesos são recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina.

Confira a matéria completa no Notícias UFSC: UFSC sobe para a nona posição entre as melhores universidades da América Latina

Tags: Times Higher EducationufscUniversidade Federal de Santa Catarina