Ex-aluno da UFSC receberá Clean Sky Academy Award

15/07/2020 15:07

Dr. Pedro Magalhães de Oliveira recebe o Clean Sky Academy Award. Foto: Universidade de Cambridge.

Egresso de dois cursos do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Dr. Pedro Magalhães de Oliveira recebeu o prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Ciências Aplicadas e Engenharia para Aeronáutica, concedido pela Comissão Europeia/Clean Sky, conforme notícia publicada hoje, 15, pela Universidade de Cambridge, onde realizou seu doutorado.  

“Este prêmio reflete a grande inovação e importância da tese de Pedro no campo de combustíveis de aviação e propulsão. Com seus experimentos e modelos, ele contribuiu com uma mudança radical em nosso entendimento sobre ignição e seus resultados já estão sendo usados ​​regularmente pela Rolls-Royce ao projetar novos motores a jato”, disse o Prof. Epaminondas Mastorakos, orientador da tese intitulada Mecanismos de Ignição e Propagação de Chamas em Sprays

Trajetória brilhante

“Sem dúvida foi uma grande conquista pessoal, mas também do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, do qual tenho tanto orgulho”, ressaltou Pedro. Na UFSC, o florianopolitano  fez  graduação em Engenharia Mecânica e mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, tendo sido bolsista do Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (POLO/UFSC). Com base no estudo realizado sob orientação do Prof. Jader Barbosa Jr., em 2014 Pedro recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas ABCM-Embraer de Melhor Dissertação de Mestrado (Leia mais em: Estudante do POLO ganha Prêmio ABCM/Embraer 2014 na categoria melhor trabalho de mestrado)

Na Inglaterra, desenvolveu a tese premiada, explorando como fenômenos físicos induzidos por gotículas de combustível influenciam o “nascimento” de uma chama. A formação de um núcleo de chama e sua transição para uma chama auto-sustentada – o processo conhecido como ignição forçada – foi investigada por meio de experimentos, os quais foram utilizados para desenvolver um modelo de ignição. Este modelo foi transferido para a indústria e os resultados de seu trabalho contribuíram para os esforços internacionais para otimizar o processo de certificação de combustíveis alternativos para aviação.

Sempre no topo

O trabalho também foi classificado como um dos três melhores do Reino Unido no Osborne Reynolds Competition 2020, organizado pela Comunidade Europeia de Pesquisa em Escoamentos, Turbulência e Combustão (ERCOFTAC).  A competição contempla os mais brilhantes doutorados do Reino Unido em Mecânica de Fluidos. A edição 2020 ofereceu prêmios que destacam a qualidade dos estudantes e dos graduados que realizam pesquisas de nível de doutorado em todo o amplo domínio da mecânica dos fluidos, incluindo turbulência, escoamentos multifásicos, estratificados e de superfície livre, processos de transporte convectivo, combustão e acústica. Os trabalhos escolhidos são encaminhados ao prêmio da Vinci 2020 para concorrer ao melhor trabalho de mecânica dos fluidos da Europa. 

Fonte: Equipe de Divulgação EMC/UFSC. Acesse a matéria completa: Ex-aluno da UFSC receberá Clean Sky Academy Award.

Tags: Clean Sky Academy AwardDepartamento de Engenharia MecânicaPOLOUniversidade de Cambridge