Professor do CTC está entre os finalistas do Prêmio Inovação Catarinense

22/02/2021 13:42

A Fundação  de  Amparo  à  Pesquisa  e  Inovação  do  Estado  de  Santa  Catarina (Fapesc) divulgou na última quinta-feira, 18 de fevereiro de 2020, o resultado preliminar do “Prêmio Inovação Catarinense  – Professor Caspar Erich Stemmer”, Edição 2020. Entre os finalistas da categoria “Agente da Inovação” está o Prof. Régis Henrique Gonçalves e Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Régis é supervisor do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA) da UFSC. Atualmente, coordena atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos, dispositivos de automação, sistemas e procedimentos de soldagem, atuando em laboratório e em campo. Leciona diversas disciplinas dos cursos de graduação do Centro Tecnológico (Eng. Mecânica, Eng. de Materiais, Eng. de Controle e Automação) e do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC/UFSC), onde coordena atividades de extensão destinadas ao público externo e empresas parceiras. Realiza também a confecção de propostas de projetos, produção de artigos científicos, e é responsável pelas relações externas (nacionais e internacionais) junto aos setores acadêmico e industrial, além da orientação de técnicos e bolsistas do LABSOLDA.

A categoria “Agentes da Inovação”, de que o Prof. Régis é finalista, é destinada a homenagear pesquisadores catarinenses de destaque. Além dela, há também as modalidades “Professor Inovador” (docentes), “Jovem Inovador” (estudantes da educação básica), “Projeto Acadêmico Inovador” (estudantes de graduação), “Inventor Independente” (sem vínculo com instituições), “Empresa Inovadora” (iniciativa privada), “ICT Inovadora” (instituições de ensino, pesquisa e tecnologia), “Inovação em Produtos” (iniciativa privada), “Inovação em Serviço ou Processo” (empresas), “Inovação de Impacto Socioambiental” (iniciativa privada e organizações da sociedade civil) e “Governo Inovador” (órgãos públicos municipais e estaduais).

A premiação, na qual será anunciada a colocação de cada finalista, ocorrerá em cerimônia, em data a ser definida pela Diretoria da Fapesc. Serão destinados R$ 330 mil para os primeiros colocados em 11 categorias. Quem ganhar o primeiro lugar recebe R$ 15 mil, o segundo, R$ 10 mil e o terceiro, R$ 5 mil, além de certificado e troféu.

Sobre o prêmio

O “Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer” é uma das mais tradicionais premiações de Santa Catarina. Há 8 anos, vem homenageando professores, pesquisadores, empresas e governos com trajetória de destaque na inovação, com o objetivo de fazer com que a sociedade catarinense tenha conhecimento do desenvolvimento científico e tecnológico de seu Estado.

Desde 2009, foram homenageadas mais de 100 personalidades e instituições. A Fapesc também destinou mais de R$ 2,3 milhões para esses projetos e trajetórias.

Acompanhe os resultados do prêmio pelo site oficial.

Tags: Agentes da InovaçãoCentro TecnológicoDepartamento de Engenharia MecânicaFapescLABSOLDAPrêmio Inovação Catarinense