UFSC aparece entre as melhores universidades do país e produtividade de pesquisa do CTC recebe destaque

23/06/2021 18:14

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem se destacado entre as melhores universidades do Brasil, segundo levantamentos recentes dos mais renomados rankings internacionais. Nessas análises, 4 pesquisadores do Centro Tecnológico (CTC) aparecem entre os seis mais produtivos afiliados à instituição.

De acordo com o QS World University Rankings 2022, a UFSC segue no intervalo de posições entre 801º e 1.000º, o mesmo da edição anterior (2021), o que equivale ao 9º lugar entre as universidades brasileiras. Esta posição é compartilhada por outras 5 instituições. As três primeiras nesse ranking no Brasil são, respectivamente, USP, Unicamp e UFRJ.

Já o ranking da Times Higher Education Latin America 2020, relaciona a UFSC em 9º lugar entre as universidades da América Latina e do Caribe. As 3 primeiras são PUC do Chile, USP e Unicamp. Nesse caso, nossa universidade é a 7ª no Brasil.

O mais recente ranking internacional da Times Higher Education (2021) nos posiciona em 3º lugar no Brasil, atrás apenas da USP e Unicamp. Nesse caso, compartilhamos essa posição (entre 601º e 800º no mundo) com UFMG, UFRGS, UNIFESP, UFSE e PUC-RJ.

O THE ranking permite ainda a análise por quesitos avaliados. A UFSC se destaca no Brasil como a 7ª em ensino, 15ª em pesquisa, 3ª em citações, 8ª em investimentos de indústrias, e 8ª em internacionalização. A metodologia utilizada inclui, além de pesquisas de reputação, vários itens quantitativos de produtividade.

Apesar do destaque no número médio de vezes que o trabalho publicado de uma universidade é citado por acadêmicos em todo o mundo, há espaço para um melhor desempenho no quesito “pesquisa”. Nesse caso, um item quantificável que conta é o número de artigos publicados em periódicos indexados pelo banco de dados Scopus da Elsevier por acadêmico, dimensionado por tamanho institucional e normalizado por assunto.

De acordo com a mesma base Scopus, os pesquisadores mais produtivos afiliados à UFSC, em termos de número absoluto de publicações, são:

1. Herzog, Walter, 602 artigos, Índice h = 68
  2. Oliveira, J. Vladimir, 379 artigos, Índice h = 42
  3. Hotza, Dachamir, 344 artigos, Índice h = 33
  4. Santos, Adair, 336 artigos, Índice h = 61
  5. Barbi, Ivo, 325 artigos, Índice h = 47
  6. Oliveira, Débora, 319 artigos, Índice h = 38

Desse Top 6, três (Vladimir Oliveira, Dachamir Hotza e Débora de Oliveira) são professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ), CAPES conceito 7. O Prof. Vladimir e a Prof.ª Débora também atuam no PPG em Engenharia de Alimentos (PPGEAL), CAPES conceito 6, e o Prof. Dachamir no PPG em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT), CAPES conceito 7. O Prof. Ivo Barbi, aposentado na UFSC, também atua no CTC, como docente permanente no PPG em Engenharia Elétrica (PPGEEL), CAPES conceito 6.

Walter Herzog, originalmente da Universidade de Calgary (Canadá), é professor visitante do PPG em Educação Física (PPGEF), CAPES conceito 6. O Prof. Adair Santos é docente permanente do PPG em Neurociências (PPGNEURO), CAPES conceito 5.

Para mais notícias sobre a UFSC, clique aqui. Acompanhe atualizações sobre o Centro Tecnológico neste link.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ)

Tags: Centro TecnológicodestaqueQS World University Rankingsrankings internacionaisScopusTimes Higher EducationUniversidade Federal de Santa Catarina