Professor do Centro Tecnológico desenvolve protótipo de ventilador pulmonar alternativo

03/04/2020 18:37

 

Protótipo de ventilador pulmonar alternativo. Foto: Saulo Güths.

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Saulo Güths, elaborou um protótipo de ventilador pulmonar alternativo para ajudar no tratamento de pacientes com o novo Coronavírus. Segundo o professor, o modelo tem a vantagem de poder ser fabricado com peças facilmente encontradas no mercado nacional, a baixo custo. A iniciativa foi divulgada em vídeo pelo Youtube, na noite de segunda-feira (30).

Saulo Güths pesquisou por iniciativas que pudessem ajudar no combate à doença e desenvolveu uma alternativa a um dos gargalos dos ventiladores pulmonares, que é a vazão de gás injetado. “São vazões baixas e pulsantes, e isso até justifica o valor elevado que possuem no mercado. Aqui a ideia não foi utilizar a vazão como parâmetro, mas ter essa vazão a partir de uma válvula bastante comum, o bico de injeção de GNV automotivo”, afirmou o professor em entrevista ao Notícias da UFSC. 

O projeto contou com o auxílio do professor Marcelo Vandresen, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e de Carlos Moura, dono de uma oficina mecânica. A confecção foi realizada na casa de Saulo Güths, com ajuda do filho Eduardo Larsen Güths, aluno de Engenharia Mecânica da UFSC. O professor ressaltou que o protótipo ainda está em fase de testes, para verificar a efetividade, desempenho e calibração. A calibração do protótipo será testada no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade, para depois ser levado para a área médica. 

Güths afirmou, em entrevista ao G1 Santa Catarina, que caso o protótipo passe por todas as verificações de funcionamento, as informações para a montagem vão ser disponibilizadas gratuitamente. A expectativa é que ele custe menos de R$ 2 mil, cerca de R$ 7 mil abaixo do valor convencional.

 Mais informações pelo e-mail:

Assista ao vídeo: 

Fontes: Notícias da UFSC, NSC Total e G1 Santa Catarina.

 

Tags: CoronavírusufscUniversidade Federal de Santa Catarina