Pesquisadores do LABSOLDA aplicam filmagem técnica para testar máscaras caseiras

22/04/2020 13:38

Utilização da filmagem técnica do LABSOLDA para a testagem de máscaras caseiras. Foto: Divulgação EMC/UFSC.

Pesquisadores do Instituto de Soldagem e Mecatrônica (LABSOLDA), vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contribuem para tornar ainda mais precisas as recomendações sobre as máscaras caseiras formuladas por um grupo do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O trabalho é feito em parceria com o professor do  Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia Carlos Rodrigo Zárate-Bladés, um dos responsáveis pelo estudo que resultou no guia para produção das máscaras.

Com nossos sistemas de monitoramento e análise por imagem, conseguimos resultados qualitativos comparativos entre os tipos de máscaras. As técnicas avaliam o que passa pela máscara, via filmagem térmica e filmagem de alta velocidade”, afirma o professor Régis Silva, supervisor do LABSOLDA, para o Departamento de Engenharia Mecânica.

“Um dos pontos que tratamos com o Carlos foi o fato de que nossas aplicações para as tecnologias de imagem são totalmente distintas da análise de máscaras. Usamos a filmagem técnica para estudar e desenvolver processos e automação da soldagem. Assim, não temos conhecimento sobre normas ou requisitos de testes de máscaras”, avalia o docente. Régis Silva conta que ousou adaptar os conhecimentos da Engenharia Mecânica na saúde porque “o momento de emergência pede ações rápidas”.

A tecnologia de filmagem térmica já tinha sido proposta por pesquisadores do LABSOLDA para triagem térmica rápida de pessoas com suspeita de infecção por Covid-19. Em março, o grupo emprestou uma câmera termográfica ao Hospital Universitário e treinou seus profissionais. Desde o início da pandemia, diversos grupos do Centro Tecnológico e de outros setores da UFSC, de diversos campi, têm se juntado a agentes de saúde no combate ao coronavírus.

• Assista ao vídeo da testagem das máscaras no LABSOLDA clicando aqui.

Matéria completa: Pesquisadores da Engenharia Mecânica aplicam filmagem técnica para testar máscaras caseiras. As informações completas estão no site do Departamento de Engenharia Mecânica.

Tags: CoronavírusLABSOLDAufscUniversidade Federal de Santa Catarina